quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EDINHO SILVA - DIMINUIÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO É GARANTIA DE DIGNIDADE PARA TRABALHADORES



A jornada de trabalho e a qualidade do acolhimento
Edinho Silva


A campanha pela redução da jornada de trabalho tem sido um tema recorrente para diversas categorias nos últimos anos, em especial aquelas ligadas à área da saúde. A jornada reduzida é compreendida pela grande maioria como uma questão central no que se refere às condições para o exercício profissional.

O Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, por exemplo, tem pautado e atuado fortemente na luta pela redução da jornada de trabalho. O objetivo é a incorporação de uma emenda ao PLC 150/09, que tramita no Congresso, garantindo as 30 horas para a categoria.

Penso que a reivindicação é bastante justa. A jornada reduzida pode ser fundamental para a qualidade do acolhimento à população e para as condições plenas de trabalho desses profissionais. É necessário que eles tenham uma jornada de trabalho compatível para que possam se atualizar de forma permanente, buscar novos conhecimentos na área, o que rapidamente se reverteria numa melhor prestação de serviço à sociedade.

Não tenho dúvidas a medida de redução da jornada pode ter um impacto significativo na produtividade e na qualidade de vida dos nossos profissionais que tanto contribuem para a construção do SUS (Sistema Único de Saúde). O psicólogo lida com a saúde mental das pessoas, exigindo intensa preparação, zelo e dedicação. Submetido a uma jornada excessiva, a capacidade de atenção e qualidade dos serviços prestados podem ser prejudicadas.

Enquanto prefeito de Araraquara, entre os anos de 2001 e 2008, essa medida foi tomada. Os profissionais ligados à área da saúde cumpriam na cidade a jornada de 30 horas semanais.

Dentre os eixos do SUS está o trabalho intersetorial e a integralidade que compreende ações de promoção, prevenção, tratamento e recuperação. Neste contexto, os psicólogos cumprem papel fundamental.

Acredito que o grande desafio da saúde é realizar ações de promoção, sendo que muitas das doenças que afetam hoje o ser humano estão relacionadas à saúde mental e estilo de vida. A ausência desses profissionais em uma equipe de saúde compromete um dos princípios fundamentais do SUS que é a integralidade e a resolutividade do sistema.

Coloquei meu mandato à disposição para dialogar com o Sindicato e contribuir nessa luta, pois acredito que esse é mais um passo na construção de uma sociedade mais justa, na qual trabalhadores tenham mais tempo para o lazer, para a família e para os estudos. Essa, sem dúvida, é uma bandeira histórica do movimento sindical e será uma conquista para a população.

*Edinho Silva é deputado estadual e presidente do PT-SP

Nenhum comentário: