domingo, 16 de maio de 2010

COMENTÁRIO SOBRE A VOX POPULI

Clique aqui para a pesquisa completa.

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/

Por Marcos Doniseti

Vox Populi: Virada nas regiões Sudeste e Norte levou Dilma à liderança!

Comentando a pesquisa Vox Populi

Ao se comparar os dados da pesquisa Vox Populi de Maio, divulgada hoje, com aquela realizada no final de Março, fica claro que a grande mudança que ocorreu entre uma pesquisa e outra se deu na região Sudeste e na região Norte do país. Nestas, Dilma simplesmente virou o resultado, que era totalmente desfavorável à ela na pesquisa anterior.

No final de Março, Dilma estava 16 p.p. atrás de Serra (43% X 27% para o tucano) no Sudeste. Agora, o resultado foi Dilma 35% X 34% Serra.

Assim, a forte campanha feita por Dilma na região Sudeste neste mês de Abril fez com que ela conseguisse crescer 8 p.p., enquanto Serra caiu 9 p.p. no mesmo periodo de tempo naquela que é a região mais populosa do país.

Note-se que o crescimento de Dilma se deu na exata proporção da queda de Serra. Logo, percebe-se que Dilma conquistou um eleitorado que, antes, estava disposto a votar em Serra e que agora, declara o voto na pré-candidata do PT.

Resta saber em quais estados da região Sudeste em que Dilma obteve o seu maior crescimento. Aposto que ela cresceu nos 3 maiores, é claro, ou seja, SP, RJ e MG.

Mas, não é possível, até o momento, deduzir em qual deles essa subida de Dilma foi mais forte. Para isso, teremos que esperar pela divulgação de resultados mais detalhados da pesquisa por parte do Vox Populi.

Na região Norte do país, também ocorreu uma inversão nos resultados. Nela, Dilma subiu de 33%, no final de Março, para 41% em Maio, obtendo um crescimento muito expressivo (de 8 p.p.). Já Serra perdeu 7 p.p. no Norte do país, caindo de 39% para 32%. Assim, da mesma forma que ocorreu no Sudeste, tivemos uma inversão dos resultados na região Norte. Dilma também conseguiu, aqui, tirar votos de Serra.

Já os dados das demais regiões, mostram uma forte queda de Serra na região Centro-Oeste (ele caiu de 44% para 31%), mas com Dilma ficando estável (com uma oscilação de 1 p.p. para baixo, indo de 34% para 33%).

Não me lembro da ex-ministra Dilma ter feito campanha na região Centro-Oeste durante o período entre as duas pesquisas e isso, provavelmente, foi a causa dela não ter subido na região. Mas, a forte queda de Serra mostra que Dilma tem um grande potencial para conquistar esse eleitorado que o candidato tucano perdeu.

Enquanto isso, no Nordeste tivemos uma estabilidade em relação à pesquisa anterior. No final de Março, o resultado foi 44% X 30% em favor de Dilma. Agora, Dilma teve os mesmos 44%, contra 29% de Serra. Assim, o cenário não se modoficou na região Nordeste do país.

Apenas na região Sul do país é que Serra manteve a liderança, conseguindo aumentar a vantagem sobre Dilma na mesma. Agora, Serra obtém 44%, contra 30% de Dilma. Na pesquisa anterior, a diferença era menor (38% a 34% em favor de Serra).

Mas, quero chamar a atenção para um dado interessante, que é o fato de que o resultado desta pesquisa Vox Populi repete o do segundo turno da eleição presidencial de 2006, pois nesta Lula derrotou Alckmin em 4 das 5 regiões do país e perdeu para o candidato tucano apenas na região Sul.

Já quanto ao índice de rejeição, Dilma ficou estável (com os mesmos 15% da pesquisa anterior) e Serra passou a ser rejeitado por 20% dos eleitores (contra 18% na pesquisa anterior). Marina é a mais rejeitada, com 21% (eram 17% na pesquisa do final de Março).

Na pesquisa estimulada, Dilma cresceu 5 p.p. e Serra caiu 3 p.p. na comparação com a pesquisa anterior. Assim, parte significativa do crescimento de Dilma se deu com a conquista de eleitores que estavam, até então, dispostos a votar no candidato tucano.

Entendo que esta foi a pesquisa que mostrou mais claramente este movimento de transferência de votos de Serra para Dilma. Isto já havia começado a ocorrer nas pesquisa anteriores, mas nesta pesquisa mais recente a velocidade com que essa mudança ocorreu se acelerou bastante, sem dúvida alguma.

Já na pesquisa espontânea, Dilma e Serra subiram 3 p.p. cada um, em comparação com a pesquisa do final de Março, e a candidata petista permanece na liderança, com 19%, contra 16% de Serra. E o Presidente Lula ainda é escolhido por 10% dos eleitores, mas esse índice caiu muito, pois era de 16% na pesquisa anterior. Logo, aos poucos os eleitores estão descobrindo que o Presidente Lula não será candidato à Presidente.

Dados detalhados da Pesquisa Vox Populi feita de 8 a 13 de Maio de 2010.

Abaixo, publico os resultados detalhados da nova pesquisa Vox Populi. Entre parêntesis reproduzo os resultados da pesquisa Vox Populi anterior, realizada nos dias 30 e 31 de Março, mas que foi divulgada nos primeiros dias de Abril. Somente no caso dos resultados do 2o. turno eu publiquei os dados da pesquisa Vox Populi de Janeiro, pois no final de Março o Vox Populi não pesquisou o resultado do 2o. turno.

1) Pesquisa Estimulada

1o. Turno:

Dilma – 38% (33%);
Serra – 35% (38%);
Marina – 8% (7%);
Brancos/Nulos – 8% (7)
Não Sabe/Não Respondeu – 11% (15%).

2o. Turno:

Dilma – 40% (35% em Janeiro);
Serra – 38% (46% em Janeiro).

2) Pesquisa Espontânea:

Dilma – 19% (16%);
Serra – 15% (12%):
Lula – 10% (16%).

3) Resultados da pesquisa Vox Populi por Região do país:

3.1) Sudeste:

Dilma – 35% (27%);
Serra – 34% (43%).

3.2) Nordeste:

Dilma – 44% (44%);
Serra – 29% (30%).

3.3) Norte:

Dilma – 41% (33%);
Serra – 32% (39%).

3.4) Centro-Oeste:

Dilma – 33% (34%);
Serra – 31% (44%).

3.5) Sul:

Dilma – 30% (34%);
Serra – 44% (38%).

4) Índice de Rejeição:

Dilma – 15% (15%);
Marina – 21% (17%)
Serra – 20% (18%);

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com/2010/05/vox-populi-virada-nas-regioes-sudeste-e.html

Nenhum comentário: