terça-feira, 30 de março de 2010

EDINHO SILVA E A JUVENTUDE


Dia 30 de março é o dia mundial da Juventude

Muito tem se falado sobre a relação estreita entre o cuidado com a juventude de uma nação e o seu desenvolvimento. Ao pensarmos em “juventude”, devemos ter em mente o período que abrange dos 15 aos 24 anos de idade, segundo definição da Organização das Nações Unidas.

Sabemos que é possibilitando uma estrutura de apoio aos jovens, que construiremos o futuro de um país.

O ex-prefeito de Araraquara e atual presidente do PT paulista, Edinho Silva,durante seu governo de oito anos como prefeito na cidade, implantou inúmeros projetos, em diversas áreas, atendendo e beneficiando jovens e adolescentes através de políticas transversais abrangentes. Aqui, podemos citar alguns programas, como:

A criação da Banda Marcial Olávio Fellippe: Projeto atende adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos e possibilita a aprendizagem musical, teórica e prática. Ao freqüentar as aulas, os integrantes recebem 1 cesta básica e vale transporte, garantindo um melhor preparo desses jovens.

Unidade móvel de informática: Curso de 64 horas, com noções básicas e avançadas de informática, visando capacitar profissionalmente adolescentes acima de 14 anos e adultos. O programa foi elaborado em parceria com SENAI, Banco Itaú, FUSSESP e CTA.

Reciclando Vidas Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso: Projeto voltado para jovens em situação de vulnerabilidade da região 04, integrando diferentes atores do poder público, criando possibilidades novas de inserção social para esses jovens, através de oficinas como a de reciclagem de papel, de break e Grafite. Mais de 50 jovens participaram desse projeto, sendo 14 deles de freqüência diária.

JOCOARA (jogos colegiais de Araraquara) / Jogos da Primavera / Copa são Paulo de futebol Junior: esses eventos têm o objetivo de favorecer a prática desportiva de jovens de 10 a 18 anos, possibilitando o desenvolvimento de cidadania e inclusão social, através do esporte.

Projeto GURI: destinado ao público de 08 a 18 anos, é um projeto para a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais, socializando os jovens através da música. Implantado desde 2006, já atendeu mais de 200 crianças.

Na área da saúde também foram implantados programas específicos para jovens. Como conseqüência, observamos, por exemplo, redução da taxa de ocorrência de gravidez na adolescência, que passou de 20,44% (2001) para 14,28% (2007).

Temos muitas vitórias a comemorar nesse dia 30, que mesmo que pareçam, à primeira vista, vitórias de uma única faixa etária da sociedade, refletem a possibilidade da construção de um país melhor.

2 comentários:

JOSÉ DE PAULA SANTOS disse...

Fabiana, legal o texto sobre as ações do Edinho em relação à Juventude em Araraquara. A questão da Juventude terá um papel importante nas eleições deste ano, e mostrar como o PT trata os jovens é fundamental.

Fabiana Soler disse...

Voce tem toda a razão Zé Paulo, realmente a juventude é um fator importantíssimo nesta eleição.