CNI/Ibope: Diferença entre Serra e Dilma cai 16 pontos porcentuais
Rodrigo Alvares, do estadão.com.br
A pré-candidata do PT à Presidência, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cresceu 13 pontos percentuais, reduzindo para 5 pontos a diferença com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), revelou a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira, 17. O tucano continua à frente da ministra na corrida ao palácio do Planalto e manteve a vantagem em todas as simulações de segundo turno.
No cenário com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), a pesquisa mostra Serra em vantagem com 35% e Dilma com 30%. O deputado tem 11% e a senadora Marina Silva (PV), 6%. Sem a participação de Ciro na pesquisa estimulada, Serra tem 38% e Dilma, 33%. Marina aparece com 8%.
Com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) no lugar de Serra, Dilma lidera a pesquisa com 34%, seguida por Ciro (21%). O mineiro aparece em terceiro, com 13%, enquanto Marina continua com 8%.
A pesquisa Ibope indica que Serra continua à frente, mas a diferença com Dilma diminuiu 16 pontos porcentuais, passando de 21 pontos em dezembro pra 5 em fevereiro. Dilma tinha 17% das intenções de voto em dezembro e Serra 38%. Agora ela tem 30% e ele 35%. Dilma cresceu 13 pontos porcentuais e o Serra perdeu 3 pontos porcentuais.
Por outro lado, o tucano manteve a vantagem em todas as simulações do segundo turno. Em uma possível disputa com a ministra Dilma, o tucano vence por 44% a 39%.
Serra tem o menor índice de rejeição (25%). O índice de rejeição da ministra caiu de 41% para 27% desde dezembro, enquanto para e Ciro Marina caiu de respectivamente 33% para 28% e 40% para 31%. A candidata do PV e Aécio têm os percentuais de rejeição mais altos entre os candidatos.
Fator Lula
Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo IBOPE, mais da metade dos brasileiros (53%) prefere votar no candidato apoiado pelo presidente Lula. Neste momento 58% dos entrevistados sabem que Dilma é a candidata do presidente. Na pesquisa espontânea, o presidente lidera com 20% e Dilma fica à frente de Serra (14% a 10%).
A avaliação positiva do governo Lula atingiu nível recorde de 75%. A maneira de governar é aprovada por 83% da população e 77% dos entrevistados confiam no presidente Lula, quase o mesmo percentual de dezembro de 2009. A percepção de que o segundo mandato de Lula é melhor do que o primeiro atinge 49%. A aprovação da atuação do governo aumentou em seis das nove áreas pesquisadas. No entanto, a percentual de desaprovação supera o de aprovação nas áreas de Saúde, Segurança Pública e impostos.
Houve queda de 12% na percepção de que o noticiário sobre o governo Lula é mais desfavorável. As notícias mais lembradas sobre o governo Lula foi a visita do presidente ao Haiti e Hillary Clinton no Brasil, com 12%.
A pesquisa Ibope/CNI foi feita entre 6 e 10 março, com 2002 entrevistas em 140 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Site do Estadão http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,cniibope-diferenca-entre-serra-e-dilma-cai-16-pontos-porcentuais,525488,0.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário