Cidade submersa - 21/01/2011
Grande São Paulo já tem bairros alagados há quase duas semanas
Com informações do Jornal da Tarde |
A história quase que se repete em São Paulo. Em bairros próximos aos afluentes do Rio Tietê, chuvas são sinônimos de desabrigados, casas interditadas e ruas alagadas.
As fortes chuvas da tarde desta sexta-feira (21/12) representam mais alguns dias debaixo d’água para moradores de pelo menos 9 bairros da região leste da Grande São Paulo, que já estão há cerca de 12 dias alagados.
Há casas destruídas e ruas submersas na região do Jardim Helena, extremo leste da capital, às margens do Rio Tietê e áreas alagadas em Itaquaquecetuba e Guarulhos. Os bairros mais atingidos são próximos aos Jardins Pantanal e Romano, que passaram dois meses de 2010 submersos.
Os moradores da região culpam o assoreamento do Tietê. É que o Distrito do Jardim Helena é cortado por oito riachos que desaguam no rio e, por isso, enfrentam refluxo nos afluentes e nas galerias quando o volume de água no Tietê é maior.
Além dos problemas com as obras de desassoreamento, os moradores da região temem pelas consequências da barreira de contenção de enchentes, o dique do Jardim Romano. No último mês de dezembro, o próprio D.A.E.E. admitiu que o dique pode elevar o nível do Rio em até seis centímetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário