sexta-feira, 22 de julho de 2011

PARLAMENTARES DO PT PRESENTES NO PARLASUL



PT terá 13 representantes no Parlamento do Mercosul

Entre os representantes do Senado, estão Humberto Costa, Paulo Paim e Eduardo Suplicy

Por Imprensa Liderança PT no Senado
Sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Partido dos Trabalhadores (PT) indicou 13 parlamentares (10 deputados e 3 senadores) para a representação brasileira do Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Com a indicação feita pelo Congresso Nacional, na última quarta-feira (13), o Brasil passa dos 18 atuais representantes para 37 integrantes do Parlasul. O aumento atende a acordo para a implantação do critério de proporcionalidade, que garante mais assentos aos países mais populosos.

A resolução 1/11 do Congresso Nacional prevê que haverá eleição direta para escolha dos representantes brasileiros no Parlasul no dia 7 de outubro de 2012 (juntamente com o pleito para prefeito, vice-prefeito e vereadores), para a escolha dos novos membros do Parlasul que tomarão posse em 2013.

Caso essa eleição não se realize, já que sua efetivação depende de outro projeto, caberá às lideranças partidárias indicar os parlamentares da representação brasileira para mandato até o final da atual legislatura.

Na opinião do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), a eleição dificilmente ocorrerá, por falta de tempo útil para que seja aprovado no Congresso um projeto que regulamente a eleição. "Acredito que não teremos eleição em 2012, mas apenas em 2014. Não teremos tempo para aprovar o projeto, inclusive porque o tema é novidade e precisa ser melhor debatido no Congresso e na sociedade", avaliou Rosinha.

O PT indicou para a composição brasileira cinco deputados titulares e cinco suplentes, além de um senador titular e dois suplentes, representando nove estados. Dr. Rosinha elogiou a composição e falou sobre a importância do trabalho no Parlasul.

"O PT indicou uma composição bastante representativa, com representantes de várias regiões, e isso é importante porque muitas pessoas imaginam que o Parlasul é um assunto apenas da nossa região sul, mas teremos uma representação brasileira de caráter verdadeiramente nacional e isso valoriza muito o parlamento. Acima de tudo, é importante que todos os representantes tenham bastante compromisso e dedicação porque a tarefa exige grande responsabilidade", destacou o deputado.

O Bloco da Minoria (PSDB e DEM) ainda vai indicar um senador titular e um suplente.

Além do Brasil, o Parlasul é formado por parlamentares da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.

Confira os representantes do PT indicados para o Parlasul:

Deputados titulares
- Benedita da Silva (RJ)
- Dr. Rosinha (PR)
- Emiliano José (BA)
- Jilmar Tatto (SP)
- Paulo Pimenta (RS)

Deputados suplentes:
- Bohn Gass (RS)
- Newton Lima (SP)
- Sibá Machado (AC)
- Weliton Prado (MG)
- Zé Geraldo (PA)

Senadores:
- Senador Paulo Paim (RS) – titular
- Senador Eduardo Suplicy – suplente
- Senador Humberto Costa (PE) – suplente

Nenhum comentário: