sábado, 3 de abril de 2010

EDINHO SILVA: PÁSCOA, RENASCIMENTO E O MUNDO MAIS JUSTO



Páscoa: momento de pactuar o compromisso na luta por uma sociedade mais justa

A Páscoa é uma das festas religiosas mais tradicionais da história da humanidade. Para mim, celebrar essa data é pactuar o nosso compromisso na luta pela sociedade que sonhamos, mais justa e fraterna, onde todos tenham vida plena.

Os judeus sempre comemoram a Páscoa como um momento da celebração da saída do seu povo do Egito, do rompimento com a escravidão e opressão. Liderados por Moisés, os judeus cortaram o Mar Vermelho em busca da Terra Prometida, da "Terra onde corra leite e corra mel" – a simbologia da fartura e da vida plena.

Essa também foi a data escolhida por Cristo para sua ressurreição. No momento em que Cristo vence a morte no dia da Páscoa, estabelece para a data um novo significado. Estabelece o paradigma que a vida sempre vence e é mais forte que a morte.

Para nós que temos fé, a celebração da Páscoa é o momento de relembrarmos, de revivermos todo o seu significado histórico – do vencimento da vida sobre a morte, da ruptura com a opressão e escravidão, a busca pela Terra Prometida. Mas, também é momento para restabelecermos os compromissos na luta pela sociedade plena, onde não haja preconceitos, não haja seres humanos oprimindo outros, não haja fome, resignação.

É momento de pactuarmos o nosso compromisso com a busca da Terra Prometida, da Terra onde todos, absolutamente todos, tenham os mesmos direitos, da Terra da fartura, da “Terra onde corra leite e mel”.

Esse é o compromisso daqueles que crêem e lutam para a construção de uma sociedade justa.

Uma feliz e santificada Páscoa para todas as famílias!

EDINHO SILVA

Nenhum comentário: