sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LULA, O GUERREIRO DA PAZ, É AGRACIADO COM MAIS UM PRÊMIO

Lula é premiado na Índia por ações envolvendo o desenvolvimento do Brasil e a paz

Renata Giraldi e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido hoje (19) para receber o Prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento para 2010, concedido pelo governo da Índia. Lula foi escolhido por um júri internacional presidido pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh. As informações foram confirmadas pela Presidência da República e também estão no site oficial do governo indiano.

A decisão foi anunciada em um comunicado oficial. No documento, Lula é elogiado pela “excepcional” contribuição aos programas que se destinam a acabar com a fome e promover o desenvolvimento do Brasil. Lula foi informado sobre a escolha por meio da Embaixada da Índia no Brasil, segundo a assessoria da Presidência.

O prêmio inclui o recebimento de dinheiro e a publicação das iniciativas do agraciado. Por meio de sua assessoria, o presidente informou que se dispõe a ir à Índia depois de deixar o cargo no dia 1º de janeiro quando transmite o poder à presidenta eleita, Dilma Rousseff.

Também há referências à intensificação das relações entre Brasil e Índia. Na última viagem que fez à Índia, em 2007, o presidente foi acompanhado por vários empresários e defendeu o fortalecimento econômico dos países em desenvolvimento. Brasil e Índia ao lado da China integram o bloco econômico dos Brics. Os esforços de Lula são citados no comunicado.

O prêmio é concedido desde 1986. Foram agraciados o ex-secretário geral das Nações Unidas Kofi Annan, o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev e o ex-primeiro-ministro da República Tcheca Václav Havel, entre outros.

QUEM FOI INDIRA GANDHI:

Indira Gandhi
(Primeira-ministra da Índia de 1966 a 1980 e de 1980 a 1984)
19-11-1917, Allahabad
31-10-1984, Nova Délhi




Filha de Jawaharlal Nehru, Indira (sem qualquer parentesco com Mahatma Gandhi) iniciou a carreira política como Dcolaboradora de seu pai e foi ministra da Informação no gabinete de Lal Bahadur Shastri de 1964 a 1966, sucedendo-lhe em 1966 na chefia do Partido do Congresso e como primeira-ministra. As graves divergências com os conservadores, por sua política de socialismo estatal, dividiram o Partido do Progresso em 1969. Nacionalizou os bancos e em 1971 assinou um tratado de amizade com a União Soviética. No conflito com o Paquistão (Zulfikar Ali-Khan Bhutto), Indira Gandhi prestou apoio militar ao movimento de secessão do Leste do país, liderado por Mujibur Rahman, que se tornou independente em 1971 com o nome de Bangladesh. Na política interna combateu com grande rigor os problemas econômicos e sociais provocados pela explosão demográfica e pela corrupção; uma das medidas empreendidas foi a esterilização maciça obrigatória. Derrotada nas eleições de 1977, dividiu novamente o Partido do Congresso e à frente do novo partido obteve em 1980 uma esmagadora vitória nas urnas. Durante seu último mandato agravaram-se os conflitos internos e os confrontos violentas entre os diversos grupos étnicos e religiosos. Na seqüência do assalto ao Templo Dourado dos sikhs, em Amristar, por tropas governamentais, foi assassinada por elementos sikhs da sua própria guarda pessoal.

Nenhum comentário: