EDUCAÇÃO – O BRASIL NO RUMO CERTO
(Manifesto de Reitores das Universidades Federais à Nação Brasileira)
Da pré-escola ao pós-doutoramento - ciclo completo educacional e acadêmico de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional - consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.
Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do País em vários domínios: ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a confiança e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizações estrangeiras.
Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se investiu em educação pública: foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; institui-se a Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e Institutos Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens. Com a implantação do REUNI, estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e de leste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossas Instituições e criando milhares de novos cursos, com investimentos crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, de profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para consolidar os programas atuais e, inclusive, serem ampliadas no plano Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios também cumpram com as suas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educação como uma prioridade central de seus governos.
Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto educadores, dirigentes universitários e cidadãos que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à sociedade brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas e investimentos na educação em todos os níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que o Brasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais decisiva, neste mundo contemporâneo em constantes transformações.
Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia. Ele também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em educação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foi exemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos de mandato, os Reitores das Universidades Federais para debater políticas e ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive, relativas à Autonomia Universitária.
Alan Barbiero - Universidade Federal do Tocantins (UFT) | José Weber Freire Macedo – Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF) |
Aloisio Teixeira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Josivan Barbosa Menezes - Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) |
Amaro Henrique Pessoa Lins - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Malvina Tânia Tuttman – Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
Ana Dayse Rezende Dórea - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) | Maria Beatriz Luce – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
Antonio César Gonçalves Borges - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) | Maria Lúcia Cavalli Neder - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
Carlos Alexandre Netto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | Miguel Badenes P. Filho – Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ) |
Carlos Eduardo Cantarelli – Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR) | Miriam da Costa Oliveira – Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA (UFCSPA) |
Célia Maria da Silva Oliveira – Univ. Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | Natalino Salgado Filho - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
Damião Duque de Farias - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) | Paulo Gabriel S. Nacif – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
Felipe .Martins Müller - Universidade Federal da Santa Maria (UFSM). | Pedro Angelo A. Abreu – Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e Mucuri (UFVJM) |
Hélgio Trindade – Univ. Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) | Ricardo Motta Miranda – Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
Hélio Waldman – Universidade Federal do ABC (UFABC) | Roberto de Souza Salles - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
Henrique Duque Chaves Filho – Univ. Federal de Juiz de Fora (UFJF) | Romulo Soares Polari - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
Jesualdo Pereira Farias - Universidade Federal do Ceará - UFC | Sueo Numazawa - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
João Carlos Brahm Cousin - Universidade Federal do Rio Grande – (FURG) | Targino de Araújo Filho – Univ. Federal de São Carlos (UFSCar) |
José Carlos Tavares Carvalho - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) | Thompson F. Mariz - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
José Geraldo de Sousa Júnior - Universidade Federal de Brasília (UNB) | Valmar C. de Andrade - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
José Seixas Lourenço – Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) | Virmondes Rodrigues Júnior – Univ. Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) |
| Walter Manna Albertoni - Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP) |
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